quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Machu Picchu - Peru

Depois de conhecer Lima o roteiro é Machu-Picchu. Também chamada a cidade perdida dos Incas, é uma cidade pré-colombiana muito bem conservada e está localizada no topo de uma montanha a 2400m de altitude no vale do rio Urubamba. Foi construída no século XV e foi abandonada de maneira intrigante pela sua população.

É considerada patrimônio mundial da UNESCO e foi eleita como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.



Como Chegar?

O acesso mais comum e a partir da cidade de Cuzco, indo de trem. A viagem dura entre 3 e 4 horas, e vai até Aguas Calientes que é um povoado que está aos pés da montanha, próximo a cidade perdida dos incas. A infra-estrutura do turismo está em Aguas Calientes ou em Cusco. O roteiro caminhando desde cusco até machu-picchu é muito procurado pelos mochileiros e dura entre 3 e 5 dias.
 
O que visitar?

A cidade perdida é cheia de mistérios. Casinhas em ótimo estado conservação são encontradas no Machu-Picchu. Não deixe de visitar o Intihuatana, que é a pedra marco do relógio e calendário solar.

O templo principal, também é interessante de conhecer. O recinto principal da religiosidade da cidade e um dos lugares mais interessantes do percurso. Não deixe de ir!

As janelas das construções são uma característica interessante na arquitetura inca. De forma trapedoizal, de base mais larga que a parte de cima. Em geral nas janelas também encontram-se nichos onde era possível guardar objetos.





Outras dicas:

=> Compre antecipadamente as passagens do trem de ida e volta. Em alta temporada as passagens são muito procuradas e você pode esperar por cerca de 5 dias para subir ao patrimônio.
=> Não perca a hora da saída do trem. Lembre-se essa é a única maneira de sair de Aguas Calientes para ir para Cusco.
=> Durma bem na noite anterior. A viagem de Cusco a Machu-Picchu, quando feita num único dia é muito cansativa.
=>Aproveite os restaurantes de Aguas Calientes. São muito excelentes!


2 comentários:

  1. É um lugar que dá um trabalho pra chegar mas quando chega deve compensar tudo! Não só pela vista mas pela história do lugar! bacana demais!

    ResponderExcluir
  2. É tão misterioso quanto fascinante como esse povo viveu e desapareceu! O sistema de distribuição de água funciona até hoje, 500 anos depois.

    ResponderExcluir